NAE - NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE

I. APRESENTAÇÃO

O NAE – Núcleo de Apoio ao Estudante da Faculdade Batista Brasileira é um serviço voltado ao atendimento do aluno de graduação e pós-graduação da FBB no que diz respeito ao seu desenvolvimento da carreira e sua adaptação à faculdade.

O Núcleo acolhe alunos que queiram refletir sobre sua escolha profissional ou planejar a carreira, alunos com dificuldades relacionadas à escolha da profissão; adaptação ao curso ou com outras dificuldades que estejam interferindo na integração e no desempenho acadêmico.

O NAE oferece basicamente três tipos de serviços: atendimento individual a alunos, oficinas com temas específicos e assessoria aos coordenadores nos projetos interdisciplinares acadêmicos.

As oficinas são atividades coletivas de curta duração com um foco ou tema específico relacionado ao desenvolvimento de carreira ou adaptação à faculdade. Em geral duram apenas algumas horas, concentradas em um único dia ou divididas em dois dias.As mesmas são oferecidas com periodicidade variável, em dias e horários específicos, divulgados em murais da faculdade e no site da Instituição. Usualmente é necessária inscrição prévia, pois as vagas são limitadas.

II. JUSTIFICATIVA

O ensino superior traz ao estudante um novo espaço de vivência psicossocial. Esse indivíduo passa a se constituir como um acadêmico que já possui uma história pessoal e formas particulares de reagir e de experimentar, o qual se depara e passa a se relacionar de maneira cada vez mais ampla com o ambiente social.

Esse processo novo de conhecimento e de identificações poderá ser vivido de forma construtiva ou conflitiva, o que exigirá mudanças que, talvez resultem em crises, que por sua vez, implicarão em uma série de reformulações cognitivas e comportamentais.

É justamente neste momento que se faz oportuna a intervenção psicopedagógica preventiva a fim de facilitar tal processo, ampliando a percepção e a possibilidade de adaptação do indivíduo a esta nova etapa.

O NAE foi criado como necessidade de oferecer aos estudantes e coordenadores de cursos da Faculdade Batista Brasileira, promoção do desenvolvimento psicossocial do estudante acadêmico da Instituição.

Diante dos aspectos supra mencionados, o Núcleo de Apoio ao Estudante oferece aos alunos da Faculdade Batista Brasileira a oportunidade de discutir tais questões determinadas pelo momento de vida em que se encontram.

III. OBJETIVOS

3.1 – OBJETIVO GERAL:
O NAE tem como objetivo prestar atendimento aos alunos da Faculdade Batista Brasileira, em caráter preventivo, informativo e de orientação individual e/ou grupal:

*      Assistir o aluno no processo de adaptação acadêmica.
*      Oferecer oficinas de apoio pedagógico aos estudantes.
*      Assessorar os coordenadores nos planejamentos interdisciplinares
*      Participar das reuniões de colegiado dos cursos;
3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Contribuir para o desenvolvimento e adaptação acadêmica do aluno, visando à utilização mais eficiente de recursos intelectuais, psíquicos e relacionais, numa visão integrada dos aspectos emocionais e pedagógicos.
• Coletar dados relativos à problemática trazida pelo aluno, identificando a(s) área(s) de maior (es) dificuldade(s).
• Oferecer aos estudantes condições para o aperfeiçoamento das relações interpessoais e auxiliar na busca de alternativas aos problemas da vida particular e acadêmica;
• Atuar no processo de ensino e aprender, que envolve estudantes e professores, averiguando problemas e/ou dificuldades que impeçam a adaptação do estudante ao seu curso.
• Realizar atendimento emergencial e informativo quanto à dificuldade de cada aluno envolvendo: A escuta da situação-problema; A identificação das áreas de dificuldade: profissional, pedagógica, afetivo-relacional e/ou social; O fornecimento de informações objetivas que o orientem, minimizando a ansiedade presente; Fazer encaminhamento para profissionais e serviços especializados, se necessário.
• Recomendar, sempre que necessário, procedimentos de ordem metodológica e avaliativa que visem a superação das dificuldades encontradas;

• Auxiliar o estudante a resolver por si mesmo os problemas pessoais e/ou acadêmicos e, da quando necessário, encaminhá-lo para atendimento específico.

IV. METODOLOGIA:

4.1 – ATENDIMENTO INDIVIDUAL
Na modalidade individual os atendimentos são realizados usualmente uma vez por semana, com cerca de 30 minutos de duração cada. O número de encontros necessários em cada caso depende de uma avaliação específica da demanda.

As inscrições para esse tipo de atendimento podem ser feitas na secretaria ou simplesmente submetendo por e-mail a ficha de inscrição que constará na página “Inscrições” do site da FBB.

O atendimento individual não tem custo algum aos estudantes.

4.2 – OFICINAS PROPOSTAS PELO NAE
As oficinas são atividades coletivas de curta duração com um foco ou tema específico relacionado ao desenvolvimento de carreira ou adaptação à faculdade. Em geral duram apenas algumas horas, concentradas em um único dia ou divididas em dois dias.

As oficinas são oferecidas com periodicidade variável, em dias e horários específicos, divulgados em murais da faculdade e no site da Instituição. Usualmente é necessária inscrição prévia, pois as vagas são limitadas.

Algumas oficinas que podem ser oferecidas pelo NAE são as seguintes:

– Elaboração de trabalhos acadêmicos
– Redação científica
– Métodos de estudo
– Nivelamento de Português e Matemática

4.3.   HORÁRIO DO NAE


Dias de Atendimento

Matutino                 

Noturno

Segunda-feira
 

20:30 – 22:00

Quarta-feira

8:00 – 11:00
 

Quinta-feira
 

18:15 – 20:00