BIBLIOTECA // PROCESSAMENTO TÉCNICO

Qualidade da Catalogação e Disposição do Acervo de Periódicos

Ao dar entrada na Biblioteca, os livros são carimbados, registrados e preparados para empréstimo.

É utilizada para a representação descritiva, a catalogação através o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) para todos os documentos, materiais bibliográficos e não bibliográficos a serem inclusos no acervo, o qual fixa normas para descrição de todos os elementos que identificam uma obra: autor, título, assunto, além de outros dados descritivos essenciais para a identificação da obra, visando sua posterior recuperação, e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O produto final nas listagens é apresentado em formato de referência bibliográfica da ABNT.

O sistema de Classificação Bibliográfica utilizada para controle do acervo é a Classificação Decimal Universal (CDU), que consiste em uma tabela de assunto que dá um número a cada assunto, objetivando a organização física do acervo, servindo como um guia para a localização física do documento às estantes. É usada também a Tabela PHA para a identificação do número de autor, objetivando a construção da notação e localização do documento na estante.

Para a representação temática [indexação de assuntos] é consultado a Lista de Cabeçalho de Assuntos do IBICT, dicionários técnicos, além de Tesaurus pesquisados na Internet, nas áreas de conhecimento da IES: Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas etc.

Os livros, devidamente registrados, na base de dados Biblios, são preparados para empréstimo utilizando-se fichas de empréstimo/saída e de devolução do livro [prevendo uma queda de energia], existindo também o bolso do livro onde é inserida a papeleta automatizada de empréstimo/saída, onde consta a data da devolução do livro. Na lombada do livro consta etiqueta com o número de chamada do livro que é a sua localização na estante.

Os livros são tombados no software Biblios, atualmente sob a responsabilidade da empresa TOTVS. 

Os periódicos adquiridos por compra são registrados no sistema automatizado Biblios e em ficha Kardex [digitada]. São disponibilizados na estante por ordem alfabética de título, dentro dos grandes assuntos, tomando por base a Classificação Decimal Universal [1 Filosofia, 2 Teologia, 34 Direito, 37 Educação etc].  A Biblioteca dispõe de títulos nacionais e internacionais de periódicos e jornais  e revistas de grande aceitação como: A Tarde, Folha de São Paulo, Veja, Exame, e principais títulos específicos de cada área.