BIBLIOTECA // NÍVEL DE INFORMATIZAÇÃO

A Biblioteca foi, inicialmente, automatizada com o software Microisis CDS/ISIS, desenvolvido pela UNESCO. Atualmente, o acervo da Biblioteca Central Prof. Abel Gomes do Amaral está sendo gerenciada pelo software RM Consiste Educacional adquirido pela empresa TOTVS, integrado ao sistema RM-Biblios, sistema informatizado de gerenciamento de bibliotecas. O Biblios contempla as principais funções de uma biblioteca, funcionando de forma integrada da aquisição ao empréstimo. Esse sistema foi implantado na arquitetura cliente/servidor, com interface gráfica, utilizando o banco de dados SQL Server, instalado no Servidor. O Biblios é um programa de sistema interligado permitindo que as informações dos usuários cadastrados na Secretaria Acadêmica ou no Setor de Recursos Humanos da IES sejam disponibilizados, automaticamente, nos demais setores da Instituição: Secretaria Acadêmica, Recursos Humanos, Setor Financeiro e Biblioteca, facilitando a detecção das pendências dos usuários nesses setores, e vice-versa.

Funções do sistema Biblios

Apresenta em suas funções:

  • consulta rápida ao acervo conforme critérios definidos pelo usuário;
  • todo o acervo com códigos de barras, facilitando a leitura no momento do empréstimo e devolução do documento;
  • geração automática das etiquetas para identificação dos exemplares;
  • geração automática de carteirinhas com código de barras para clientes;
  • controle de livros, fitas de vídeo, CDs, DVDs, arquivos digitais, disquetes, dissertações, documentos, periódicos, slides, teses, fotografias etc;
  • controle automático de multas por atraso na entrega do exemplar (em dias ou horas);
  • estatísticas de empréstimos identificando os exemplares mais solicitados;
  • parametrização das formas de entrada e saída/devoluções de exemplares;
  • controle da situação dos usuários, com emissão de relatório de movimentação;
  • controle de reservas e de disponibilidades, inclusive via internet.

 

A disponibilidade de acesso a dados da biblioteca também é um dos pontos fortes do software. O cadastro do aluno na biblioteca, por exemplo, é feito a partir do momento em que ele realiza sua matrícula, facilitando assim, seu aos serviços da Biblioteca FBB, além de disponibilizar informações sobre atrasos e reservas de exemplares.

A Biblioteca conta com rede local, intranet, composta com quatro computadores, no quiosque, onde são disponíveis o acervo para consulta dos usuários, onde visualiza se o documento pretendido se encontra disponível ou indisponível.

A consulta à Internet é feita no Laboratório de Informática da IES, que dispõe de 50 computadores.